FAQ
Posso fazer chamadas pelo App VoIP UEMA e pelo discador Web VoIP UEMA?
Sim. De acordo com sua conveniência.
Como faço chamadas pelo App VoIP UEMA?
No seu smartphone, basta baixar o aplicativo na Play Store.
Como faço chamadas pelo discador Web VoIP UEMA?
No seu navegador de internet basta digitar https://voip.uema.br/discador/ ou clique aqui discador Web VoIP UEMA.
Posso fazer audioconferência?
Sim. Pelo App VoIP UEMA você pode realizar chamadas com até 4 (quatro) participantes. Em breve o discador disponibilizará este recurso.
Posso fazer videoconferência?
Em breve o App VoIP UEMA e o discador Web VoIP UEMA disponibilizarão este recurso.
Posso enviar mensagens de texto?
Em breve o App VoIP UEMA e o discador Web VoIP UEMA disponibilizarão este recurso.
Posso fazer chamadas pelo iPhone e iPad?
Em breve o App VoIP UEMA disponibilizará este recurso.
VoIP UEMA é uma solução de voz?
VoIP UEMA é uma solução para serviços de voz, dados e vídeo com mobilidade hospedada na nuvem e isto permite comunicação dentro ou fora da UEMA, dentro ou fora do país, parado ou em movimento. Basta estar conectado na internet por meio de uma rede de comunicação de dados com fio ou sem fio como, por exemplo, 3G, 4G, 4,5G, Wi-Fi.
VoIP UEMA é só para o Campus Paulo VI de São Luís?
VoIP UEMA é para alunos, professores e técnico-administrativos de todos os Câmpus.
Qual o diferencial da solução?
A solução foi concebida para funcionar integrada com a base de dados dos usuários do sistema de gestão da universidade. Isto representa um ganho operacional porque disponibiliza o contato de todos os usuários e permite atualização dos contatos automaticamente.
E se eu não quiser que meu contato apareça?
Basta em configurações desabilitar a visibilidade da lista de ramais.
Em computadores pessoais (desktops ou notebooks) eu preciso de um instalador?
Não. Basta utilizar o discador Web VoIP UEMA.
A solução VoIP UEMA pode ser comercializada?
Sim. A solução foi concebida para ser utilizada por outros órgãos de governos, outras universidades e empresas privadas. Interessados podem enviar e-mail para: qgvoipuema@gmail.com.
A solução funciona em outros sistemas operacionais?
Por enquanto a solução funciona em Android. Futuramente em IOS e provavelmente em Windows Phone.
Quanto custou para a UEMA desenvolver a solução VoIP UEMA?
Não houve custo algum. Há dedicação e horas de recursos humanos.
A solução VoIP UEMA inova?
Em busca de anterioridade, não se encontrou similaridade com a solução pelo quesito de integração com a base de usuários existente.
Quem desenvolveu o VoIP UEMA?
A solução VoIP UEMA é fruto da parceria entre a Engenharia de Computação, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação e Sistemas (PECS) (do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT)), o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e a Assessoria de Comunicação (ASCOM) da UEMA.
VoIP UEMA tem registros?
A solução VoIP UEMA para serviços quadriplay na nuvem é composta por aplicativo VoIP UEMA , controlador VoIP UEMA com Web Service, página VoIP UEMA e discador Web VoIP UEMA e tem no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) os seguintes registros de programa de computador, respectivamente: BR 51 2017 001614-3, BR 51 2017 001608-9, BR 51 2017 001606-2 e BR 51 2018 000820-8. Todos com titularidade da UEMA e obtidos com importante suporte do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) da UEMA. Quadriplay significa voz, dados e vídeo com mobilidade.
VoIP UEMA tem marca?
Há um pedido de registro de marca da solução VoIP UEMA no INPI sob número de processo 913976733 obtido com importante suporte da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da UEMA.
Consigo fazer chamadas para as redes de telefonia fixa e móvel?
Não. A solução prevê chamadas sem custo e pela rede IP. Chamadas para as redes de telefonia fixa e móvel geram custo e por este motivo não são permitidas.
A qualidade da chamada é boa?
Sim, mas depende da qualidade da rede de comunicação de dados.